OS CONSENSOS PARA PESQUISA DE AUTOANTICORPOS EM CÉLULAS HEp-2 (FAN HEp-2): IMPLANTAÇÃO DAS DIRETRIZES NOS LABORATÓRIOS CLÍNICOS BRASILEIROS


É com satisfação que o convidamos a participar da pesquisa "OS CONSENSOS PARA PESQUISA DE AUTOANTICORPOS EM CÉLULAS HEp-2 (FAN HEp-2): IMPLANTAÇÃO DAS DIRETRIZES NOS LABORATÓRIOS CLÍNICOS BRASILEIROS", sob a Coordenação dos pesquisadores Wilson de Melo Cruvinel, Paulo Luiz Carvalho Francescantonio, Luis Eduardo Coelho Andrade e Alessandra Dellavance.

FINALIDADE DA PESQUISA E IMPORTÂNCIA DE SUA PARTICIPAÇÃO:
A avaliação de autoanticorpos em células HEp-2 tornou-se uma relevante ferramenta na investigação de doenças autoimunes. Tal metodologia, ao longo dos últimos anos, passou por um intenso processo de padronização por influência dos Consensos Brasileiros. Surgiu então a necessidade de observar como essas mudanças vem sendo adotadas na rotina dos laboratórios. Nesse contexto, a presente pesquisa tem por objetivo avaliar o grau de implantação das diretrizes do Consenso Brasileiro nos Laboratórios do Brasil, o que norteará as ações futuras do Consenso para pesquisa de autoanticorpos em células HEp-2 e a pauta do próximo encontro brasileiro.

DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA, DÚVIDAS E CONFIDENCIALIDADE:
O estudo está sendo realizado em parceria entre a Pontifícia Universidade Católica de Goiás e Universidade Federal de São Paulo. Qualquer dúvida sobre o estudo, os pesquisadores poderão ser contatados a qualquer momento por email ou telefone. Ao responder o questionário, identificaremos o laboratório por meio de um código de identificação cujo objetivo é assegurar que cada laboratório participe uma única vez do estudo. A pesquisa tem caráter sigiloso e em momento algum o nome do laboratório será citado. Todos os dados coletados serão analisados estatisticamente de modo automático pelo sistema. A participação dos laboratórios é totalmente voluntária, podendo o laboratório negar-se a participar. Não haverá despesas ou danos pela participação, apenas no tempo investido para preenchimento do questionário por parte do responsável pela realização da técnica e emissão dos laudos. Vale ressaltar que a sua participação será de grande importância no que diz respeito às melhorias na técnica para pesquisa de autoanticorpos em células HEp-2 (FAN-HEp-2).

CADASTRO:
Pedimos que realizem o cadastro antes de iniciarem o questionário, A partir da realização do cadastro será gerado um código de acesso. O código servirá para garantir que cada laboratório responderá somente uma vez, dessa forma, não haverá repetição de dados.

CONTATO:
Contato Geral: hep-2@gmail.com
Wilson de Melo Cruvinel: melocruvinel@gmail.com
Luiz Eduardo Coelho Andrade: luis.andrade@unifesp.br
Alessandra Dellavance: alessandra.dellavance@fleury.com.br
Paulo Luiz Carvalho Francescantonio: paulo_luiz1@hotmail.com
Clayson Moura Gomes: claysonmoura10@gmail.com
Glaucielen Gomes da Silva: glaucyelen@hotmail.com